DEFUMAÇÃO

20/12/2010 15:53

 

 

 


Queremos lembrar que o ato de incensar é comum em muitas religiões.

 

O que nós chamamos de defumação na Umbanda é a queima de ervas ou resinas em cima de um carvão em brasa. Então realizar a defumação consiste em colocar o carvão em brasa e queimar em cima dessa brasa ervas dedicadas aos Orixás.
A defumação é usada para descarregar o ambiente, trazer uma determinada força para o ambiente por meio da essência que está sendo exalada na fumaça, na queima das ervas.
No momento que eu pego a defumação, ofereço a Deus, sua Lei Maior, sua Justiça Divina e peço ao meu pai Oxossi e a Ossain que consagrem estas ervas para limpeza e purificação do templo até um defumador comprado ja pronto, vai ter alguma propriedade mas será muito mais proveitosa uma defumação em que a propria pessoa escolhe as ervas.

 


Para que é que se faz a defumação ?

Para limpar o ambiente, purificar o ambiente. A defumação queima larvas e miasmas astrais,queima e purifica qualquer energia negativa, a defumação nas pessoas é para envolver a pessoa com aquela essência das ervas,facilitando assim o trabalho dos mentores espirituais.
Defumação é a limpeza do terreiro e é algo que existe desde o primeiro terreiro de Umbanda.
Ela é feita em um turíbulo, aquilo que a gente chama de defumador é um turíbulo que pode ser de ferro ou de barro. Há quem defenda que o turíbulo tem que ser
obrigatoriamente de barro. Outros afirmam que o turibulo de ferro se presta melhor a queima das resinas, enfim cada um conforme creia, porém o importante é que o turíbulo tem que é fazer a fumaça. Na Umbanda a gente usa o turíbulo. Forma correta é por o carvão no álcool, acender, deixar esse carvão em brasa, escolher ervas secas para defumação, ervas ou resinas também podem ser usadas, resinas são: incenso, mirra e o benjoim,etc. São resinas usadas para purificação e limpeza do ambiente.
Em outras religiões como no Hinduísmo e até no Catolicismo se acredita que aquela fumaça leva as nossas orações à Deus, é um outro sentido que se dá a defumação. Não só para a limpeza e purificação, a defumação também é feita para trazer a força de determinado Orixá para o ambiente se eu estou fazendo defumação com as ervas daquele Orixá.

Na Defumação, uma vez que se coloca as ervas, há uma determinação, uma ativação,indo até a frente do altar, ofereçendo essa queima de ervas a Deus, a sua Lei maior, sua Justiça divina dentro do nosso merecimento, da nossa necessidade, que nos faça instrumento de Deus e dos Orixás, evocando a presença de Oxossi, de Ossain, que permitam que por meio dessas ervas possa se limpar, purificar o ambiente e trazer uma força positiva da presença dos Orixás para o trabalho espiritual que se vai realizar.
Se é uma gira de Ogum se pode escolher ervas de Ogum para defumar a casa, se é uma gira de Oxum se pode escolher ervas de Oxum, se é uma gira de Preto-Velho na força de Obaluaiê se pode queimar ervas para Obaluaiê e evocar Oxossi, Ossain, Obaluaiê e Nana Buruquê e pedir que eles consagrem, imantem essas ervas e potencializem o poder de realização da defumação. Isso deixa de ser apenas um “queimar ervas” para um ato mágico e religioso de manipulação do fogo, do ar, do vegetal, dessas folhas que estão ali na defumação. Tornar-se então um ato mágico, um ato sagrado e potencializado pela ritualística.

 

(Alexandre Cumino)